Como eu pintei meu cabelo de azul

Semana passada eu pintei uma parte do meu cabelo de azul (quase violeta) e muita gente veio me perguntar que tinta eu tinha usado, como eu fiz e tudo o mais. Eu sou MUITO desastrada, e mesmo assim consegui, então vim aqui ensinar o método barato e lindo que segui pra colorir os cabelos (usando anilina de madeira!). Aviso que sou muito detalhista, então vou narrar tudo beeeeeeem explicado!

O que usei:

  • Pó descolorante azul (pra que o cabelo não fique amarelado, mas se você tiver um cabelo loiro muito claro, não precisa descolorir).
  • Água oxigenada cremosa (30 volumes).
  • Anilina de madeira de cor azul puro. 
  • Creme hidratante branco.
  • Potinhos pra fazer a mistura.
  • Pincel.
  • Luvas (teoricamente, era pra eu ter usado durante todo o processo, mas esqueci, MAS USEM, ou vocês irão sofrer pra tirar a cor que gruda na pele).
Passo-a-passo:

Descoloração.

No meu caso, eu fiz apenas uma mecha abaixo do cabelo, então dividi o cabelo, deixando-a solta e prendi bem a parte que eu não queria pintar. Em seguida, num pote de plástico (e usando luvas), coloquei a água oxigenada e o pó descolorante e misturei. Fica uma pasta cremosa e azul. Usando o pincel, apliquei essa pasta em todo o comprimento que eu desejava que ficasse loiro, desde a raiz. Deixei agindo por 30 minutos, foi o suficiente pro MEU cabelo. Depois desses minutos, enxaguei bem, tirando todo o produto e tendo cuidado pra não danificar o cabelo, que fica fragilizado após o processo. Meu cabelo abriu uns dois tons de loiro facilmente, uma base regular pro azul - queria branco, mas acho que meu cabelo não aguentaria e ia demorar alguns dias até poder fazer outra descoloração. Então, ficou assim (lembrando que ele era castanho médio e estava virgem):

(a foto ficou ruim porque eu tava sozinha e não tinha ninguém pra tirar a foto pra mim rs)

Preparando o creme com anilina.

(continue usando luvas, por favor, não faça como eu, que tirei as luvas a partir deste momento) A anilina pra madeira precisa ser diluída em álcool (mas não muito), portanto, joguei um pouco de álcool com um pouquinho da anilina, que é bastante pigmentada, num potinho à parte. Em outro potinho, coloquei o creme hidratante branco (o suficiente para colocar na parte que eu desejava colorir) e joguei a anilina diluída, misturando até chegar numa cor fraca - a que eu ainda não queria. Então fui diluindo mais anilina no álcool, até chegar no azul/quase-violeta que eu queria (a esta altura, a mistura estava bem escura no pote, só quando eu fazia um teste na mecha que dava pra perceber que a cor tava funcionando). Depois que consegui a cor (foto abaixo de como ficou a cor do meu creme), veio a parte mais legal...

(foto do celular, então relevem a granulação)

Colorindo.

A parte mais fácil e mais legal de todo o processo: apliquei (sem as luvas, portanto, eu estava errada, por favor, repito que usem as luvas, ou ficarão parecendo smurfs) a mistura de creme e anilina em toda a parte "loira" do meu cabelo, espalhando bem e me certificando de que nenhuma parte estava "por fora". Depois aguardei pouco mais de uma hora e enxaguei bem, tirando todo o creme, pra que o cabelo não ficasse muito pesado. Quando a água escorrendo no box ficou "limpa" (perdeu a cor azulada/arroxeada), parei e fui correndo secar o cabelo, pra ver se a cor tinha ficado certinha. Molhado, ele ficou assim:

(parece nojento, mas juro que não é)

No cabelo seco, ficou assim (a foto distorce a cor, mas imaginem um azul quase violeta, beeeem aceso no sol): 

(gostaria de ressaltar que amei o resultado)

Perguntas que recebi no facebook/instagram/pessoalmente:

Quanto tempo o descolorante deve ficar na cabeça? Esse que usei: de 30 a 40 minutos NO MÁXIMO. Eu recomendo só 30 minutinhos ou menos, pra não fragilizar demais o cabelo. Mas existem uns que prometem descoloração rápida, nunca usei, mas acredito que seja uns 10 a 15 minutos.

O descolorante causa irritação ou algo parecido? Só se você tiver alergia ou, sei lá, uma pele muito sensível. Em mim, não aconteceu nada. O cabelo só esquenta (é engraçado), mas é só lavar que esse efeito cessa. 

Posso pintar com outro tipo de anilina? NÃO! Sério, tem que ser a anilina de madeira, diluída em álcool. Existem relatos de meninas que tentaram usar outras anilinas e estragaram o cabelo. 

Isso danifica o cabelo? A descoloração sim, qualquer cabelo ficará fragilizado após isso. Mas nada muito gritante, se você fizer corretamente. O meu "se recupera" com uma hidratação, por exemplo. O creme com anilina não causa danos ao cabelo, ele hidrata e tal. 

Posso pintar com tinta "de verdade"? Sim, são as chamadas "tintas fantasia". Elas prometem uma duração melhor que métodos "caseiros" (anilina, oi, hehehe), mas obviamente custam mais caro. Perguntei pra uma amiga "colorida" que pinta o cabelo inteiro com tintas fantasia e ela me recomendou as importadas: manic panic, especial effects e directions. São caras, mas segundo ela, valem a pena. Dá pra achar no ebay, mercado livre ou lojinhas no facebook/tanlup/etc. 

Esse método serve pra quem quer pintar todo o cabelo? Sim, é só descolorir o cabelo inteiro e se jogar. 

Como é feito o retoque da cor? Quando a cor começar a desbotar para uma cor que você não gosta, por exemplo, faça a mistura com o creme e a anilina diluída em álcool de novo. Aplique no cabelo como se fosse uma hidratação e passe uns 30 ou 40 minutos com ela. Pronto. Mas se você quer retocar a raiz, vai precisar descolorir a mesma pra só depois aplicar o creme e a anilina. Uma amiga disse que pra conseguir uma cor quase idêntica à primeira aplicação (na parte que está desbotando), ela faz a mistura num tom mais claro. 

Você é cabeleireira? Você é doida? Você é especialista? Não, talvez e não. Conheço MUITA gente que pinta o cabelo assim, pesquisei bastante antes de fazer isso nas primeiras vezes e sempre peço conselhos de pessoas que já utilizam o creme com anilina há anos. Nunca vi ninguém reclamando, e olha que tem gente que pinta de várias cores ao mesmo tempo. Obviamente, não me responsabilizo pelos cabelos alheios, mas o método funciona bem sim e não dá problema em cabelos bem cuidados e saudáveis. 

Bem, é isso, desculpem pelo post enorme, mas eu queria fazê-lo bem feito, com todas as informações possíveis pra quem deseja copiar a ideia. Ah, outra coisa: só essa mecha que fiz já chama muita atenção e muita gente critica, mas mesmo assim não deixei de fazer e me senti super bem com essa mudança, rs. Então, se você quer muito, esqueça o que os outros pensam sobre isso, o que vale é a sua opinião, o cabelo é seu, hehe. 

Se alguém já tem cabelos assim ou pretende fazer, comentem pra gente trocar ideias e dicas! Até a próxima!

2 comentários :

  1. Emanuely Duarte28.10.13

    Ficou perfeito!
    Exatamente como eu queria que ficasse o meu :(
    Tentei pintá-lo uma vez dessa cor, só que com outros produtos, foi com uma tinta chamada exotics, e o resultado não foi o esperado... Mas que bom que li essa super dica aqui, agora já sei como fazer para ser sucesso! hahaha
    Valeu! (Y) :**

    ResponderExcluir
  2. Nunca testei essa, mas conheço gente que usou e não gostou também. Eu pretendo comprar a manic panic, só preciso de $$$, haha. Faça e depois me mostre, é super fácil! :3

    ResponderExcluir

Gostou?
Deixe aqui sua opinião, é muito importante pra mim receber esse feedback <3
Mas lembre-se, ofensas nunca são bem vindas, seja legal, o bem sempre volta.