MBA: 5 dicas para melhorar seus posts

Olá, antenadas!!!
Faz um bom tempo que não posto dicas para blogs, nosso queria MBA (manual da blogueira antenada) passou um tempo na gaveta e finalmente consegui resgatá-lo para melhor atender vocês. 
Eu sou  uma apaixonada por blogs, principalmente os pequenos, assim como o meu, pois acho o conteúdo deles melhores, é como se a dedicação e o carinho fossem diferentes, sabe? Mas muitas blogueiras que visito, comentem erros nos posts que talvez afaste leitores, erros estes que eu mesma já cometi e tomei consciência após a pesquisa de público aqui do blog e, para ajudar  vocês que também possuem blog e visitam aqui, decidi compartilhar algumas dicas.

1- Seja pessoal em seus textos
Ao meu ver, um blog é um espaço íntimo, onde existe uma comunicação pessoal entre blogueiro e leitor, um espaço para falarmos sobre nós e aquilo que gostamos para pessoas que se identificam com nosso estilo de vida, por isso, tentar escrever de uma forma que os leitores sintam-se próximos de você, que conheçam um pouco da sua personalidade através de sua escrita é primordial quando o assunto é conquistar um público fiel. Não adianta pegar frases prontas e colar aqui, só pra parecer que você fala bonito. 
2- Seja direto, mas sem exageros
Muita gente fala que, quando escrevemos algo, ser direto é a melhor estratégia e, de fato é. Um texto com muita enrolação pode cansar seu leitor, mas também vamos analisar bem essa dica e saber ponderar bem ela, pois como já falei, blog é um espaço pessoal e, se você não conversa com o leitor, vira algo automático, por isso, mescle uma conversa curta com o foco do seu post e parta para o abraço sem muita enrolação. 
3- Seja simples e relevante
Nada de ficar enfeitando com palavras em outras línguas ou palavras difíceis, sem necessidade, você não conhece 100% do seu público e o ideal é abordar uma linguagem que atenda a maioria deles, sem falar que suas chances de errar o português se tornam menores. Além disso, é indispensável o compartilhamento de informações que você tenha propriedade, imagina só você falar sobre uma viagem à Disney sem nunca ter pisado lá? Seja coerente em seu conteúdo e, sobretudo, sincero consigo e com seus leitores, não tente impressioná-los a todo custo, falando sobre coisas só por serem da "modinha".  
4- Mantenha o foco
Sabe quando você entra em um post cujo o título é, por exemplo "encontro no parque" e a pessoa fala sobre seu look, seu lanche, sobre como foi seu dia anterior e no fim, posta um selfie (UM ÚNICO SELFIE) do encontro? Exagero? Não, exemplo real! Pegue todas as dicas acima e una a essa aqui, manter o foco do post é muito importante para que o leitor não se sinta enganado por ter se interessado por um título que não condiz com o conteúdo. 
5- Seja organizado 
Organizar seus posts é algo que eu gosto bastante de frisar, pois é de extrema importância para conquistar o público. Tenha consciência de que você não será o único a ler, então, pense em uma fonte legível, fundo limpo, texto justificado, nada de colocar toda a cartela de cores no texto, imagens de tamanhos iguais e de qualidade de boa a ótima e um português claro e correto, exija de seu bom gosto de uma forma simplista. 

E aí, que tal começar a praticar?
Para ver outros posts com dicas para melhorar seu blog, clique AQUI.
Beijos. 
Me acompanhe nas redes sociais

Um comentário :

  1. Obrigada por esse post, haha.

    www.thamyresgambim.com.br

    ResponderExcluir

Gostou?
Deixe aqui sua opinião, é muito importante pra mim receber esse feedback <3
Mas lembre-se, ofensas nunca são bem vindas, seja legal, o bem sempre volta.