18/05/2022 às 14:08

10 DICAS PARA FOTOGRAFAR MELHOR

333
3min de leitura

Fotografar bem, apesar de parecer coisa de outro mundo, é algo que todos podem conseguir, se quiser. É uma mistura de estudo, treino e dedicação que te levarão a ter sucesso em seus ensaios e se destacar no mercado. Hoje eu quero te dar 10 dicas que, em um primeiro momento, parecem meio óbvias, mas percebo que muitos esquecem delas e acabam cometendo erros básico que os impedem de crescer. Vamos nessa!

1- Busque locais com ótima luz! 

Nem sempre um cenário de tirar o fôlego é necessário para produzir uma foto viral. Uma iluminação boa e criatividade já fazem um baita "milagre". 

2- Tenha uma boa direção de pessoas!

lembre-se, pessoas não são coisas. Para uma boa direção, comece mostrando interesse nela, na história dela, na expectativa dela para o ensaio e no porquê escolheu você para registrar esse momento, foque mais na troca no que em poses prontas. 

3- Quando não tiver modelo ou estiver com preguiça de sair para fotografar, fotografe em casa da forma que conseguir. 

Uma das coisas que me fizeram evoluir na fotografia foi não parar de treinar um só segundo. Mesmo nos dias que eu não tinha quem fotografar, eu treinava com objetos, dentro de casa mesmo. 

4- Transforme suas fotos em um reflexo do que você é e pensa. 

Muitas vezes temos medo de colocar pra fora tudo que pensamos e sentimos, mas arte é sobre isso, sobre ser e sentir, por isso, não se deixe oprimir pelas exigências do mercado, comece a mesclar o comercial com a sua veia artística. 

5- Não deixe com que uma câmera ou uma lente seja um obstáculo para sua fotografia, fotografe com seus olhos a todo instante. 

Como isso? Observando tudo, desde uma ida a padaria até as mudanças de luz e cor de um dia, através da sua janela. Observar ajuda a desenvolver a criatividade e ir além. 

6- Tire um tempinho para estudar o modo manual da sua câmera 

Facilitar a vida com coisas quase prontas, como o moto automático, é maravilhoso? SIM! Mas nada como ter controle da situação e mostrar quem manda, ok? O modo manual é uma das poucas coisas nessa vida que temos total controle e decidimos como queremos nossa foto, aproveite essa oportunidade de mandar em tudo haha. 

7- Imprima suas fotos e veja como elas são além do digital

Esta, de longe, foi uma das coisas mais legais que já fiz pela minha fotografia. Além de entender melhor as cores, pude entender a qualidade do meus arquivos e realizar algumas alterações com base nisso. 

8- Busque profissionais que tenham uma vibe parecida com a sua, para se inspirar. 

Quando falo vibe, é sobre se expressar e não sobre fazer o mesmo que você. Um fotógrafo de casamento tem muito a ensinar para um de gestantes, por exemplo... As experiências dos diferentes tipos de fotografia agrega demais na evolução da nossa. 

9- Tenha paciência e tente ser gentil com você 

O problema da maioria dos iniciantes é pegar uma câmera e achar que vai arrasar fazendo igual ao fulano que ele admira e bem, sabemos o futuro disso, né? Frustração! O primeiro ensaio da sua vida não vai sair legal, o segundo vai melhorar um pouco mas ainda não será o ideal e assim por diante... É preciso tempo para se aperfeiçoar e respeitar isso te fará focar melhor e evoluir mais rápido. 

10- Estude bem o seu equipamento, ele pode ser bom, mas não faz milagre 

parece clichê mas é a mais pura verdade, uma foto não se faz com uma câmera, e sim com o olhar de quem a segura... Por isso, tente extrair o máximo do que tem em mãos, antes mesmo de cair na neura do equipamento caro. 

E aí, que tal começar a praticar agora mesmo? 


18 Mai 2022

10 DICAS PARA FOTOGRAFAR MELHOR

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp